maanantai 29. kesäkuuta 2009

PERGUNTAS E DÚVIDAS MAIS FREQUÊNTES

1. COMO CONSEGUIR VISTO PARA FINLÂNDIA?
Não é fácil, pois como aqui tem um sistema social muito desenvolvido e que funciona, todos querem vir. O governo dificultou muito as leis nos últimos anos.
Consegue-se o visto em geral em três situacões:

1. Casando com um finlandês/a - desta maneira eles têm obrigacão de dar a permissão, mesmo que demore alguns meses, mas a pessoas consegue e recebe todos os seguros sociais também.

2. Visto de trabalho/estudo - este tipo de visto não é permanente, mas pode se uma porta de entrada. O visto é adquirido no Brasil se vocês vem com uma companhia trabalhar na Finlândia. O outro caso se vocês vem estudar aqui, seja o que for. A pessoas já arranja tudo do Brasil e vem com os documentos todos prontos.

3. Intercâmbio - esta é a melhor opcão, especialmente para quem é jovem. O governo não pode negar porque diz respeito a educacão e cultura. O visto pode ser de até um ano. Depois existem formas de ficar se a pessoas quiser.
Esta é uma das melhores maneiras porque a pessoa tem o apoio da família finlandesa e aprende mais rápido a língua e cultura.

Como turista também pode vir e ficar três meses, mas daí as despesas são todas por conta da pessoa. Em caso de casamento em vista, esta é uma ótima opcão para se conhecer o país.

COMO É TRABALHAR NA FINLÂNDIA?

Para trabalhar na Finlândia, você precisa falar a língua. Algumas áreas ainda se tem chance falando só inglês, mas são bem poucas. Geralmente a pessoa leva dois anos para se colocar no mercado de trabalho finlandês.
A pessoa primeiro precisa investir na língua e investir em cursos da sua própria área, para aumentar as chances. Não é necessário falar o finlandês perfeito (até porque raramente se consegue) mas o suficiente para se comunicar, escrever mensagens e ler.

COMO SÃO OS CURSOS DE FINLANDÊS?

A Finlândia oferece ótimos cursos de finlandês, principalmente na área de Helsinki. Existem os cursos do governo que são extremamente baratos e tem em todos os horários. Também tem os cursos da faculdade aberta que são um pouco mais caros mas de excelente qualidade. Por último, o curso que o escritório de desemprego oferece para os estrangeiros que têm o visto de trabalho. Este curso é o melhor de todos, ele é integral com direito à estágio na própria área e ainda uma ajuda de custos ao estudante. Este curso tem uma duracão de seis à oito mêses e existe uma selecão, pois a maioria das vagas vai para os refugiados. Mas...existe maneiras de se conseguir mesmo tendo a vaga negada em primeira instância.

COMO POSSO RECEBER OS AUXÍLIOS SOCIAIS?

Os auxílios sociais tem direito todo o estrangeiro que tenha o visto de permanência. Em caso de casamento e demora na documentacão, o auxílio saúde é automático e o salário desemprego vem acumulativo quando sair a decisão.

É POSSÍVEL TRABALHAR ILEGAL NA FINLÂNDIA?

Quase impossível! O país é pequeno e eles tem a informacão e controle de cada habitante. Também ninguém contrata um ilegal. O máximo que se pode conseguir é trabalhar com faxina, mesmo assim, a maioria das pessoas contrata pelas firmas especializadas.
Se esta é a sua idéia - ESQUECA!

COMO OS FINLANDESES RECEBEM OS BRASILEIROS?

Em geral muito bem! Os finlandeses geralmente recebem bem todos os estrangeiros e não são racistas. Com a chegada dos refugiados da Somalia, com sua cultura musulmana e sua pouca disposicão para o trabalho físico, os filnadeses comecaram a olhar o estrangeiro de uma outra maneira. Alguns finlandeses odeiam os somaleanos e podem até ser agressivos quanto a eles. Também outros estrangeiros do mundo árabe têm sofrido preconceitos. Mas isto é fruto desta imigracão dos refugiados, que segundo eles: não querem trabalhar e ficam vivendo com o dinheiro do imposto que os finlandeses pagam.
Isto acontece em qualquer lugar! Mas em relacão ao brasileiro, mesmo sendo de pele escura, geralmente não há problemas. Eles adoram a nossa cultura, o samba, o futebol a nossa alegria, nossa comida, nossa língua, etc. Sempre têem um grande interesse pelo Brasil.

4 kommenttia:

Kami Avila kirjoitti...

ótima idéia! Ficarei de olho nas novidades do teu site! Tudo de bom! Parabéns! Sucesso! - abraço, Kami Avila :))

green girl kirjoitti...

oi gostaria de saber porque tua page a evevirtual page não esta mais a funcionar ?????uma pena.....

Anonyymi kirjoitti...

ola, estou um pouco perdida, nao sei falar nada de finlandes, mas preciso de algumas informações...
meu noivo é finlandes, está a residir no BRasil.
estamos discutindo se casaremos aqui ou na Finlandia, mas vai depender de certos tópicos.
Poderia me add para conversarmos melhor? melmcdj@hotmail.com
abraços.

Anonyymi kirjoitti...

Ei Evelyse!
Uma pena o site estar desabilitado. Sou psicólogo da área da educação e gostaria de estudar e conhecer o sistema finlandês. Porém, leio muita coisa e não consegui me organizar. Se possível, queria trocar uma ideias sobre o estudo na Finlândia uma vez que, se for, irei com dois filhos (hoje um com 5 e outro com 11 anos) e esposa. Meus contato: michaelmolinari@outlook.com.